terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Escolha sua Fruta !!!

É bem verdade que as frutas fazem muito bem para a saúde e por isso devem ser incluídas diariamente na nossa alimentação. Contudo, elas também contêm calorias, açúcares e às vezes até mesmo gorduras, e por isso seu consumo não deve ser abusivo, especialmente para quem tem diabetes. Um indivíduo normal deve consumir de 3 a 5 porções de frutas ao dia, enquanto o indivíduo com diabetes apenas 3.
Segue abaixo uma relação de frutas divididas em diversas categorias para ajudar você a fazer a melhor escolha:Menos calóricas: carambola, limão, mamão, melancia, melão, morango

Valor calórico moderado: abacaxi, ameixa, amora, cajá, caju, cereja, damasco, figo, framboesa, goiaba, graviola, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja, lichia, maçã, manga, maracujá, nectarina, nêspera, pera, pêssego

Valor calórico alto: caqui, cupuaçu, uva

Mais calóricas: abacate, açaí, banana, coco, fruta do conde


Mais calóricas e com maior teor de gorduras: coco, abacate e açaí (em ordem decrescente)

Para diabéticos:
Menor teor de açúcar: abacate, carambola, limão, mamão, melancia, melão, morango

Teor de açúcar moderado: abacaxi, ameixa, caju, cereja, coco, cupuaçu, damasco, framboesa, goiaba, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, nectarina, pêssego, pera

Alto teor de açúcar: banana, caqui, figo, fruta do conde, jaca, maracujá, uva




2 comentários:

  1. OI, amei esta matéria,eu não sabia que a banana e a uva possuiam tanta açúcar,porisso que quando como muitas frutas o açúcar sobe e eu me sinto mau. O meu endocrinologista nunca me disse isso, Obrigada estou sempre aqui a procura de novidades!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria muito obrigada pelo seu comentario, as frutas sao saudaveis mais nao devem serem consumidas em excesso pois todas contem quantidades significativas de açúcar. Abraços

    ResponderExcluir