quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Curta Esse Verão Com Mais Saúde




1 – HIDRATE-SE
Beba muita água, mantenha-se hidratado consumindo bastante líquidos (sucos naturais, água de coco, água natural).
Evite os refrigerantes que apesar de serem líquidos, não irão promover hidratação ao seu corpo, ao contrário, prejudicará sua saúde. (A influência do seu intestino na sua qualidade de vida)
2 – PROTEJA-SE DO SOLUse filtro solar FPS 30, nada de ficar vermelho ou ardendo. Hoje já existe muita divulgação sobre os males causados pelo sol.  Preocupe-se com sua proteção previna-se contra uma das maiores estatísticas, o câncer de pele e o envelhecimento precoce. (Qual é o melhor Protetor Solar?).
Você também pode fazer a opção de ficar bronzeada sem se expor ao sol, hoje apesar das câmaras de bronzeamento ainda estarem proibidas pela ANVISA, nós encontramos no mercado os “autobronzeadores” que atualmente possuem fórmulas especiais e alguns se destacam por serem hidratantes e humectantes para sua pele. (ver Revista Marie Claire de Janeiro – 2011 Nº 238 p. 117).
3 – FIQUE ELEGANTE
Use  boné ou chapéu para proteger seus cabelos e roupas leves. A dica para este verão é misturar as estampas, muita cor e para as mulheres o bom e velho companheiro: o vestido também está em alta.
4 – HIDRATE A PELE
Depois da praia ou piscina, tonifique e hidrate sua pele. Rosto e corpo precisam de cuidados especiais para manter sempre aquela
aparência jovial e se conservarem saudáveis.
5 – TENHA BOA ALIMENTAÇÃO
Alimente-se bem, evite gorduras, frituras, massas, carne vermelha, laticínios, leite de vaca, condimentos, alimentos processados, doces fabricados, biscoitos recheados, sorvetes cremosos e refrigerantes (dicas do livro
Você é o que Você Come).
Este tipo de alimentação promove uma digestão  mais lenta, propiciando a formação de gases e aumento do volume abdominal (barriga), intestinos , mais lentos e preguiçosos (constipação/prisão de ventre), aumento de radicais livres que provocam doenças e envelhecimento precoce, mau humor e uma pele de aparência nada saudável com espinhas, poros abertos, olheiras e uma das coisas que mais você vai querer ter neste verão; um belo corpo e muita disposição. (ver Saiba como Limpar o seu Intestino sem Sofrimento)
6 – VIVA BEM
Mantenha-se de bom humor, no peso ideal. Brinque muito, sorria muito, se ame e ame os outros.

terça-feira, 7 de junho de 2011

LAVE AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES



Faz mal comer com as mãos sujas? Na verdade, comer com as mãos sujas não é bom por duas razões principais:
Primeira Razão: a sujeira, com sua aparência e o seu cheiro desagradáveis, não é bela. Ou você é capaz de ver alguma beleza no que é sujo? As mãos sujas incomodam àqueles que as veem durante as refeições porque transmitem a ideia de falta de higiene pessoal, desleixo, pouco caso e preguiça. Comer com as mãos sujas causa uma profunda má impressão às pessoas civilizadas em qualquer cultura.
Segunda Razão: a sujeira tem microrganismos que você não vê, mas que estão lá em grande número e podem causar doenças. São os chamados micróbios - bactérias, fungos, vírus e protozoários, nomes complicados que traduzem o mesmo significado: são seres vivos muitíssimo pequenos que podem carregar doenças até graves, como salmonelose, que causa diarreia, hepatite, verminoses várias, e outras tantas doenças.
Quando lavar as mãos: Ao chegar em casa, antes das refeições, após assoar o nariz, após manusear dinheiro, antes e depois de usar o banheiro, antes de preparar os alimentos e depois da limpeza da casa.

Como lavar as mãos: molhar as mãos e com uma porção de sabão líquido, friccionar uma na outra, limpar as partes mais escondidas das mãos, entre os dedos e embaixo das unhas. Limpar o dorso e os pulsos também. Enxaguar as mãos retirando totalmente o resíduo de sabão e enxugar com papel-toalha. Fechar a torneira utilizando o papel-toalha.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Constipação Intestinal e a Alimentação

A Constipação intestinal também conhecida como prisão de ventre, é um problema que atinge uma parcela considerável da população brasileira. Neste artigo iremos tratar do assunto de uma maneira simples e prática dando sugestões simples para evitar e/ou corrigir esse problema tão comum. O que é constipação intestinal?
Mais conhecida como prisão de ventre a constipação intestinal é um problema que atinge grande parcela da população moderna. A constipação é caracterizada pelo número de evacuações inferior a três vezes em uma semana;  pela diminuição do número de evacuações considerado usual nos últimos meses, ou, dificuldades para evacuar normalmente.
A constipação intestinal pode muitas vezes ser um sintoma de algum outro problema gastrointestinal, ou somente conseqüência de uma alimentação  pobre em fibras. Outros fatores além da alimentação também influenciam o surgimento da constipação, como idade, mais comum em idosos, sexo feminino sofre mais com o problema, e nível de atividade fisica, mais comum em indivíduos sedentários.
Para saber a causa da constipação intestinal é indicada uma consulta médica acompanhada de exames laboratoriais. O tratamento mais eficaz é feito pela suplementação de fibras naturais (através dos alimentos) ou de fibras manipuladas em farmácias de homeopatia. A primeira opção é sempre bem vinda e eficaz na maioria dos casos de constipação intestinal. O uso contínuo ou esporádico de medicamentos laxativos é terminantemente prejudicial!
Conseqüências da Constipação Intestinal
A constipação intestinal, definitivamente, causa um transtorno considerável ao organismo. O resultado desse estresse pode ser percebido de diversas maneiras. O inchaço e dor abdominal são os sinais percebidos em um primeiro momento, com o passar do tempo outros sinais começam a surgir como: mal humor, irritabilidade, cansaço, pele oleosa e gases.  Em longo prazo a constipação intestinal pode contribuir para o aparecimento de doenças mais graves como apendicite, câncer de cólon, obesidade e diabetes.
Alimentação e Constipação
Os alimentos podem ser divididos em dois grupos principais: laxantes e constipantes.
De uma maneira simples para evitar a constipação intestinal deve-se dar preferência ao grupo dos alimentos laxativos e evitar o alimentos constipantes. Não estamos falando aqui de nenhuma dieta especial e sim combinar os alimentos de maneira certa e aderir isso como rotina alimentar. Abaixo uma pequena listagem dos alimentos constipantes e laxantes.
Constipantes: arroz, chá preto ou mate, batata, chuchu, cará, inhame, ovo cozido, presunto, salsicha, pães, banana-maçã, caju, goiaba, maçã, bolachas, cenoura cozida, mandioca.
Laxantes: verduras em geral, aveia, abacate, azeitona, ameixa, abóbora, óleos vegetais, abacaxi, cebola, feijões, lentilha, repolho, creme de leite, pepino, tomate, chocolate, iogurte, quiabo, grão de bico, manteiga, sorvete, mamão, laranja, castanhas, manga, maçã, limão (suco concentrado), pêra.
Um detalhe importante na prevenção da constipação intestinal é a hidratação. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia (equivalente a 8 – 10 copos) é imprescindível pra o funcionamento intestinal adequado. Outra dica, não menos importante, é manter o corpo ativo, a atividade física também ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Observação
Esse artigo tem caráter apenas instrutivo e aplica-se a parte da população que é saudável, não substituindo consultas de nutricionistas e médicos. Ao ser observado qualquer acontecimento anormal deve-se consultar um profissional da área.
Fonte:  ANutricionista.Com - Tania A. Mesquita de Oliveira - CRN4 007100680