terça-feira, 7 de junho de 2011

LAVE AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES



Faz mal comer com as mãos sujas? Na verdade, comer com as mãos sujas não é bom por duas razões principais:
Primeira Razão: a sujeira, com sua aparência e o seu cheiro desagradáveis, não é bela. Ou você é capaz de ver alguma beleza no que é sujo? As mãos sujas incomodam àqueles que as veem durante as refeições porque transmitem a ideia de falta de higiene pessoal, desleixo, pouco caso e preguiça. Comer com as mãos sujas causa uma profunda má impressão às pessoas civilizadas em qualquer cultura.
Segunda Razão: a sujeira tem microrganismos que você não vê, mas que estão lá em grande número e podem causar doenças. São os chamados micróbios - bactérias, fungos, vírus e protozoários, nomes complicados que traduzem o mesmo significado: são seres vivos muitíssimo pequenos que podem carregar doenças até graves, como salmonelose, que causa diarreia, hepatite, verminoses várias, e outras tantas doenças.
Quando lavar as mãos: Ao chegar em casa, antes das refeições, após assoar o nariz, após manusear dinheiro, antes e depois de usar o banheiro, antes de preparar os alimentos e depois da limpeza da casa.

Como lavar as mãos: molhar as mãos e com uma porção de sabão líquido, friccionar uma na outra, limpar as partes mais escondidas das mãos, entre os dedos e embaixo das unhas. Limpar o dorso e os pulsos também. Enxaguar as mãos retirando totalmente o resíduo de sabão e enxugar com papel-toalha. Fechar a torneira utilizando o papel-toalha.

Um comentário: